Inicial » Notícias » Gerais » Programa de Bolsas de Excelência Eiffel abre inscrições para 2020

Programa de Bolsas de Excelência Eiffel abre inscrições para 2020

A Campus France, em sua capacidade de gestora e promotora da educação francesa ao redor do mundo, informa que o Programa de Bolsas de Excelência Eiffel está com suas inscrições abertas para o ano de 2020.

O programa, estabelecido com o objetivo de auxiliar instituições francesas a atrair estudantes estrangeiros para os seus programas de Mestrado e Doutorado, contempla, exclusivamente, pós-graduandos que não sejam cidadãos da França – os candidatos com dupla nacionalidade, sendo uma delas francesa, não são elegíveis.

A oportunidade está aberta às áreas de estudo do Direito, Ciência Política, Economia e Gestão, além do programa exclusivo de Mestrado em Engenharia. O programa conjunto de Doutorado é voltado amplamente para as ciências de variadas modalidades: Engenharia; Matemática; Física; Química; Nanotecnologia e Biotecnologia; Ciências da Vida, da Terra e do Espaço; Ciências Ambientais; e Ciências e Tecnologias da Informação e da Comunicação.

A bolsa Eiffel consiste em uma mensalidade que varia de acordo com o programa em que o candidato for aceito – sendo €1.181,00 (equivalente a R$5.425,30) para o programa de Mestrado e €1.400,00 (equivalente a R$6.427,96) para o programa de Doutorado. Além disso, também são oferecidos os seguintes benefícios: passagem aérea de ida e volta entre a França e o país de origem do contemplado; passagem de trem nos limites da França; até €50 para o transporte do aeroporto até a instituição de estudo; plano de saúde; atividades culturais e assistência habitacional.

Uma vez contemplado, o pós-graduando deverá iniciar seus estudos no período de 1º de setembro a 31 de dezembro de 2020. A partir daí, o programa de Mestrado poderá durar de 12 a 36 meses, enquanto o programa conjunto de Doutorado deverá durar até 12 meses, podendo ser dividido em 2 ou 3 períodos separados.

Conforme as regras do programa, os candidatos deverão ser indicados por instituições de ensino superior francesas, logo, as inscrições deverão ser enviadas para a instituição de escolha do interessado. A Secretaria de Relações Internacionais sugere o envio para L’École Spéciale des Travaux Publics, du Bâtiment et de l’Industrie (ESTP Paris), instituição parceira da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Os prazos para inscrição individual deverão ser consultados diretamente com o setor de Admissões da instituição de interesse, no entanto, deve-se observar que as instituições francesas têm até o dia 9 de janeiro de 2020 para enviar suas indicações para o Programa de Bolsas de Excelência Eiffel.

Os resultados estarão disponíveis no dia 23 de março de 2020. Para mais informações, consulte o site da Campus France, disponível em inglês, espanhol e francês.

Arquivo em anexo: Edital do Programa de Bolsas de Excelência Eiffel (em inglês)

(12/11/2019) « Voltar