Inicial » Notícias » Editais » SRI atualiza condições de Mobilidade Acadêmica durante a pandemia

SRI atualiza condições de Mobilidade Acadêmica durante a pandemia

Em virtude da retomada do semestre letivo, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da sua Secretaria de Relações Internacionais (SRI), esclarece as mudanças feitas nos processos de mobilidade acadêmica internacional.

A pandemia da Covid-19 é uma ocasião caracterizada pela necessidade de cautela relacionada às interações sociais e circulação de pessoas, dessa forma, se fez necessária a revisão dos protocolos de mobilidade, prezando pela saúde do corpo estudantil.

Em um primeiro momento, foi determinada a suspensão dos processos de mobilidade acadêmica internacional, dada a impossibilidade de garantir a segurança sanitária dos discentes. No entanto, após consulta às unidades pertinentes, incluindo o Comitê Covid-19 instituído pela UFRN em março deste ano, fica permitida a abertura de processo mediante assinatura de um Termo de Responsabilidade por parte do aluno interessado. Aqueles já em trâmite serão devolvidos às unidades de origem para sua inclusão.

O documento afirma que o discente está ciente dos riscos apresentados pela pandemia e pela doença, além da possibilidade de cumprimento de exigências relacionadas às barreiras sanitárias no percurso para a instituição de destino. Destaca-se ainda a responsabilidade de arcar com gastos adicionais que venham a surgir, visto que a UFRN não possui apoio financeiro para mobilidade internacional.

Continuam suspensos, no entanto, processos no âmbito do Brafitec por determinação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mesmo que o aluno em mobilidade tenha como destino uma instituição francesa parceira, participante do programa.

Por fim, o aluno que desejar cursar componentes remotos em universidades parceiras deverá solicitar abertura de processo junto à coordenação de seu curso, conforme protocolo regular da SRI.

Para mais informações sobre a Mobilidade Internacional durante o período da pandemia, entre em contato com a Secretaria de Relações Internacionais através do endereço eletrônico: mobilidade@sri.ufrn.br.

(24/08/2020) « Voltar