Inicial » Notícias » Gerais » Vídeo com alunos estrangeiros da UFRN promove diversidade linguística

Vídeo com alunos estrangeiros da UFRN promove diversidade linguística

Foi postado, na última terça-feira (15), no Youtube, o vídeo intitulado “Journée de la Francophonie” – em português, “Dia da Francofonia”. Realizado por alunos da Graduação em Língua Francesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ele tem como intuito valorizar a diversidade cultural relacionada à língua francesa.

Trata-se de uma compilação de entrevistas realizadas com estudantes estrangeiros e pessoas de fora da UFRN, que compartilham uma característica em comum: todas são provenientes de um dos diversos países que falam a língua francesa.

Do Burundi até o Senegal, passando pelo Marrocos ou pela própria França, os entrevistados falam sobre a diversidade linguística existente em seu país de origem – como a convivência entre francês e swahili no Burundi. Por fim, compartilham caminhos possíveis para a preservação dessa diversidade linguística e cultural.

Sob a coordenação do professor François Weigel, a equipe responsável pela produção incentiva a utilização do material em sala de aula, como instrumento de defesa do uso da língua como veículo de relações culturais, respeito e tolerância.

O vídeo foi pensado originalmente como parte de um evento de extensão de mesmo nome, o qual precisou ser adiado por conta da pandemia da Covid-19. Ele está disponível no canal do Youtube dedicado ao Journée de la Francophonie.

Para mais informações sobre o evento, acesse a página do Instagram @journee_ufrn.

(22/09/2020) « Voltar