Idioma

Português English
Inicial » Notícias » Gerais » Programa Universitário para pesquisas individuais – Subvenções STARS: Apoiando o Talento em Pesquisa na Universidade de Pádua

Programa Universitário para pesquisas individuais – Subvenções STARS: Apoiando o Talento em Pesquisa na Universidade de Pádua

O programa  chega em 2023 a sua 4a edição, e é lançado pela Universidade de Pádua  e tem por objetivo financiar/patrocinar projetos de pesquisa individuais de 30 meses de duração. As inscrições/propostas podem ser submetidas em qualquer área de pesquisa. Os candidatos/proponentes podem submeter uma proposta em uma das 27 áreas de pesquisa científica do Conselho de Pesquisa Europeu (ERC, na sigla em inglês) dentro dos três domínios ERC – Ciências Físicas e Engenharia (PE, na sigla em inglês); Ciências da Vida (LS, na sigla em inglês); Ciências Sociais e Humanas (SH, na sigla em inglês).

A chamada está aberta a Investigadores Principais de qualquer idade e nacionalidade, que desejam realizar pesquisas em um dos 32 Departamentos da Universidade de Pádua e que podem demonstrar a natureza inovadora, a ambição e a viabilidade de suas propostas de pesquisa.O principal objetivo é aumentar a participação da Universidade em chamadas competitivas internacionais, especificamente aquelas do Conselho de Pesquisa Europeu (ERC).

Esta chamada inclui os seguintes tipos de subvenções:

- Subvenções Iniciante STARS (STARS-StGs): projetadas para patrocinar Investigadores Principais com um excelente histórico, também externos à Unipd, que defenderam seu primeiro doutorado no máximo 5 anos antes de 1o de janeiro de 2023.

- Subvenções Consolidador STARS (STARS-CoGs): projetadas para patrocinar Investigadores Principais com um excelente histórico, que já estão realizando pesquisas na Unipd e estão consolidando suas próprias equipes de pesquisa e/ou suas próprias pesquisas independentes, que defenderam seu primeiro doutorado no mínimo 5 e no máximo 10 anos antes de 1o de janeiro de 2023.

- Subvenções Curinga STARS (STARS-WiCs): projetadas para patrocinar Investigadores Principais que submeteram uma proposta nas chamadas das Subvenções do Conselho de Pesquisa Europeu (ERC) modalidade Iniciante ou Consolidador ou Avançada de 2021 e 2022, indicaram a Unipd como Instituição de Acolhimento, obtiveram nota final “A” mas que não foram patrocinadas/financiadas devido a restrições orçamentárias.

Critérios de Avaliação

O processo de seleção é inspirado no Conselho de Pesquisa Europeu a checagem de elegibilidade de todas as propostas/inscrições será seguida por duas etapas diferentes de avaliação para as subvenções STARS-StG e STARS-CoG:

Etapa 1 – Avaliação da Parte B1 da proposta de pesquisa (sinopse expandida, o currículo vitae e o histórico do Investigador Principal – máximo de 10 páginas). Cada proposta será analisada pelo membro da subcomissão da área Macro que é especialista na área científica específica.

Etapa 2 – Avaliação da Parte B2 da proposta (Proposta de pesquisa – máximo de 15 páginas) + Entrevista (aproximadamente 30 minutos) para todos os candidatos que forem admitidos para a Etapa 2.

As propostas STARS-WiC serão avaliadas apenas para a Parte B2 – Proposta de Pesquisa.



Orçamento

O orçamento dos projetos STARS é composto por um montante que cobre despesas de pesquisa, que depende do domínio científico da proposta (montante para 30 meses, máximo: 100.000 euros para Ciências Sociais e Humanas/SH; 175.000 euros para Ciências Físicas e Engenharia[PE]/Ciências da Vida[LS]1). Para Subvenções STARS-StGs (INICIANTE) e STARS-CoGs (CONSOLIDADOR), o orçamento também apresenta um montante que cobre um contrato de subvenção de pesquisa para o recrutamento do Investigador Principal 2 (máximo 40.000 euros brutos por ano), quando eles não são titulares de um cargo permanente na Unipd. O Auxílio Mobilidade (MA, na sigla em inglês) pode ser adicionado ao salário dos Investigadores Principais de subvenções STARS-StG (Iniciante) caso eles se mudem para a Itália a partir do exterior (máximo 15.000 euros por 30 meses).

Como e quando se inscrever/candidatar

• Salve a data – A chamada para as SUBVENÇÕES STARS 2023 se iniciam em 1o de dezembro de 2022 e se encerram no dia 28 de fevereiro de 2023, 13h00 (fuso horário da Itália).


• Sistema de submissão eletrônica – Os candidatos/proponentes devem seguir exclusivamente o procedimento online disponível neste link.
Eles devem primeiro se registrar na plataforma de candidatura/inscrição.

• Pacote de inscrição – A chamada, seus anexos, o procedimento de submissão, e qualquer documento relevante para o processo de submissão estará disponível na página eletrônica dedicada ao programa: em italianoem inglês.



Abertura da chamada: 1o de dezembro de 2022
Prazo para submissão de propostas: 28 de fevereiro de 2023, 13h00 (fuso horário da Itália)
Checagem de elegibilidade: 22 de março de 2023
Pré-seleção (Etapa 1 para Subvenção Iniciante/StG e Consolidador/CoG) e avaliação (etapa única para Subvenção Curinga/WiC): 30 de junho de 2023
Avaliação das Propostas (Etapa 2): 29 de setembro de 2023
Entrevista: Outubro 2023
Resultados da Avaliação: 15 de novembro de 2023
Aprovação da lista de ranking dos projetos: 30 de novembro de 2023
selecionados para patrocínio/financiamento   
Data de início do projeto: 1o de janeiro de 2024
Para subvenções Iniciante/StG ou Consolidador/CoG (“assegno di ricerca”): 31 de março de 2024

(19/12/2022) « Voltar
SRI - Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais
Caixa Postal 1524 - Campus Universitário UFRN - Lagoa Nova | CEP 59072-970 | Natal/RN - Brasil
Veja aqui no Mapa de localização
Contato: +55 (84) 3342-2271 / E-mail: sri@sri.ufrn.br
  • Siga a SRI no Twitter
  • SRI no Facebook
2012 / 2024 © SRI - Todos os direitos reservados. UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte STI