Criada no final dos anos 1980, a Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) forma uma rede de coordenadores de assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras, promovendo ampla capacitação de gestores, seminários, workshops e reuniões regionais, nacionais e internacionais.
Em 2025, a reunião da região Nordeste está sendo sediada no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), instituição que foi uma das responsáveis pela organização do evento. A realização também conta com o trabalho em equipe da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Sob a temática "A Internacionalização e a Sustentabilidade para o Desenvolvimento Regional", o encontro chega à sua 29ª edição, reunindo participantes e palestrantes diversos. O cronograma do evento é composto por mesas-redondas, oficinas, painéis e bate-papos sobre experiências internacionais.
Na manhã de hoje (8), o evento foi aberto com uma apresentação de membros da Escola de Música da UFRN. Mais tarde, o Secretário adjunto Bruno Motta mediou uma mesa sobre a cooperação Brasil-Equador. Para a professora Renata Archanjo, Secretária de Relações Internacionais da UFRN, os encontros impactam fortemente as ações desenvolvidas nos escritórios de relações internacionais:
“Ao trocar experiências de sucesso e discutir desafios comuns, conseguimos compartilhar soluções e, assim, fazer avançar o processo de internacionalização de nossa região”, conclui Archanjo, que participa do evento ao lado do professor Motta.
O 29º Encontro da Regional Nordeste da FAUBAI foi iniciado na última terça-feira (7) e deve se estender até a tarde da quinta-feira (9).
(08/10/2025) « Voltar