Inicial » Notícias » Gerais » Aberta a candidatura de bolsa para professor pesquisador na França.

Aberta a candidatura de bolsa para professor pesquisador na França.

O French Institutes for Advanced Study Fellowship Program (FIAS) abriu a candidatura para professor pesquisador para o período de letivo de 2023/2024.  A oferta é para bolsas de 10 meses nos seis Institutos de Aix-Marselha, Vale do Loire (Orléans-Tours), Lyon, Montpellier, Nantes e Paris. Acolhe candidaturas de acadêmicos internacionais de alto nível para desenvolver seus projetos de pesquisa inovadores na França.

A chamada está aberta a todas as disciplinas das ciências sociais e humanas (SSH) e todos os campos de pesquisa. Também são elegíveis projetos de pesquisa em outras ciências e em artes que proponham uma forte interação e diálogo com a SSH. Algumas IAS anfitriãs têm prioridades científicas que precisam ser levadas em consideração antes de se candidatarem.

Para o ano letivo de 2023-2024, a FIAS oferece 37 bolsas de estudo: 4 em Aix-Marseille, 3 em Loire Valley (Orléans-Tours), 10 em Lyon, 3 em Montpellier, 4 em Nantes e 13 em Paris.

CONDIÇÕES

Todos os IAS acordaram em normas comuns, incluindo o fornecimento de um subsídio de subsistência (2.700€ por mês), cobertura de segurança social, alojamento, um orçamento de investigação e formação, além de cobertura de despesas de viagem.

ELEGIBILIDADE

A FIAS concede bolsas a pesquisadores de destaque em todos os níveis de carreira, de pesquisadores de pós-doutorado a pesquisadores seniores. O requisito mínimo é um doutorado + 2 anos de experiência em pesquisa no momento da inscrição. Exceções serão feitas para bolsistas com mestrado + 6 anos de experiência em pesquisa em tempo integral após a licenciatura (o treinamento de doutorado não será considerado no cálculo da experiência).

Pesquisadores de todos os países são elegíveis para o Programa de Bolsas FIAS, mas não devem ter passado mais de 12 meses na França durante os três anos anteriores ao prazo de inscrição.

INSCRIÇÃO

As candidaturas são submetidas online através do site www.fias-fp.eu onde encontrará informação detalhada sobre o conteúdo da candidatura, critérios de elegibilidade e procedimento de seleção.

SELEÇÃO

A seleção científica é altamente competitiva, baseada no mérito e conduzida por meio de uma revisão internacional independente por pares.

- Prazo de inscrição: 2 de junho de 2022 às 18h CET (horário de Paris).

- Julho - outubro de 2022: dupla revisão por pares.

-Novembro de 2022: Shortlist do Comitê de Seleção da FIAS

-Janeiro /fevereiro de 2023: Seleção pelos Conselhos Científicos da IAS

-Março de 2023: Comunicação de resultados

Para mais informações gerais sobre o Programa de Bolsas FIAS, consulte o nosso site: www.fias-fp.eu