Inicial » Notícias » Gerais » Simpósio Internacional - Gravidez na adolescência e obesidade: como essas condições se relacionam ao longo da vida e quais as possíveis soluções

Em 2016, foi iniciada uma parceiria interinstitucional onde a professora Saionara Aires (UFRN) foi contemplada com financiamento pelo Fogarty International Center - National Institutes of Health (FIC-NIH) (EUA) para a realização de pesquisa em conjunto com professores da University of Hawaii, Universidade Federal de Pelotas e University of Toronto. A chamada previa o suporte financeiro para pesquisas a serem conduzidas em países de média e baixa renda em parceria com instituições americanas. O projeto foi intitulado AMOR, da sigla Adolescence and Motherhood Research, e envolveu a realização de uma pesquisa longitudinal de acompanhamento de gestantes adolescentes e adultas ao longo da gravidez e pós-parto na região do Trairi, RN, entre 2017 e 2019. Dessa cooperação, diversos artigos científicos foram publicados em conjunto com os pesquisadores com participação de discentes da UFRN e novas oportunidades de colaboração foram estabelecidas. Em 2020, a Profa. Saionara foi contemplada com outro financiamento pelo FIC-NIH em parceria com o CRDF Global. A chamada visava fornecer suporte financeiro para grupos de pesquisadores da América Latina realizarem cooperações internacionais voltadas para a temática da obesidade infantil. Essa nova proposta envolveu novamente pesquisadores da University of Hawaii e Universidade Federal de Pelotas que se dedicaram a compreender as relações entre a gravidez na adolescência e a obesidade. Os pesquisadores publicaram um artigo de revisão sobre o tema na Annals of New York Academy of Sciences (https://doi.org/10.1111/nyas.14854), além de infográfico sumarizando as hipóteses levantadas pelo grupo sobre as relações entre essas duas condições (https://www.researchgate.net/publication/361649650_Fecundidade_na_adolescencia_e_Obesidade_na_America_Latina).

Nos dias 21 e 22 de Julho, acontecerá um Simpósio Internacional sobre Gravidez na Adolescência e Obesidade, com palestras dos pesquisadores participantes do projeto que estão em visita à UFRN. O evento acontecerá no auditório do Departamento de Educação Física, das 9h às 12h30 em ambos os dias. Em anexo está a programação e o folder de divulgação do evento.

Folder de Divulgação

Programação do Evento

Além disso, gostaríamos de divulgar outros links para evidenciar as oportunidades dentro do Fogarty International Center - National Institutes of Health (FIC-NIH).

Página de notícias de interesses especiais (incluindo bolsas de pesquisa)
Página de acesso ao NIH - National, Lung, and Blood Institute

(19/07/2022) « Voltar