Inicial » Notícias » Gerais » Convocatória para Mobilidade na Universidad de Santander na Colômbia em 2023

Convocatória para Mobilidade na Universidad de Santander na Colômbia em 2023

Estão abertas as inscrições de candidatura para mobilidade acadêmica junto à Universidad de Santander (UDES), na Colômbia. A presente convocatória se destina aos alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na UFRN. As vagas são destinadas para os semestres A e B, onde o semestre A acontecerá de fevereiro a maio de 2023 e o semestre B de agosto a novembro de 2023.

Tipos e duração da mobilidade

Nesta convocatória, o aluno poderá realizar a mobilidade no âmbito das seguintes modalidades:

• Intercâmbio de cursos: o aluno poderá cursar disciplinas do seu curso junto à UDES;

• Estadia de pesquisa: o aluno poderá, no âmbito da mobilidade, participar de projetos de pesquisa na UDES.

Oferta Acadêmica

A UDES conta com 105 programas tecnológicos, de graduação e pós-graduação, nos quais os estudantes visitantes poderão candidatar-se à mobilidade acadêmica em qualquer um de seus Campi, Bucaramanga, Cúcuta e Valledupar. Para ver a oferta acadêmica acesse o site.

Avaliação e envio dos documentos para participar da convocatória

O envio dos documentos ocorrerá em duas (2) etapas:

Primeira etapa: o alunos deverão enviar os seguintes documentos, em pdf, para o seguinte endereço de e-mail: relacionesinternacionales@udes.edu.co, com cópia para: inscricoes@sri.ufrn.br, com o tema: "CONVOCATÓRIA MOBILIDADE UNIVERSIDAD DE SANTANDER - 2023":

1. Formulário de candidatura, assinado (Anexo n.º 1);

2. Contrato de aprovação (Anexo nº 2);

3. Histórico escolar da UFRN;

4. Carta de motivação;

5. Cópia do passaporte;

6. Carta de encaminhamento da Universidade de origem;

7. Seguro médico internacional (somente será exigido caso o aluno seja aprovado na seleção da UDES).

(Para a “Carta de encaminhamento da Universidade de origem”, por favor, solicitar previamente através do e-mail: mobilidade@sri.ufrn.br).

Segunda etapa: A Secretária de Relações Internacionais, da UFRN, será responsável pelo segundo envio das candidaturas para a UDES, de forma que o processo de seleção será única e exclusivamente de responsabilidade da Universidade de Santander.

Período de inscrição

Semestre A: de agosto a 18 de novembro de 2022.

Semestre B: de 1 de fevereiro a 18 de maio de 2023.

Mobilidade

As mobilidades podem ter a duração de um semestre letivo, prorrogável por igual período. As inscrições serão separadas por semestre, A e B de 2023 como mencionado no primeiro parágrafo.

Período acadêmico

Abertura da Convocatória

Fim da

convocatória

Semestre A

Semestre B

Benefícios

• Os estudantes visitantes estrangeiros selecionados no quadro desta chamada, podem ser contemplados com os seguintes benefícios:

• Isenção do pagamento de propinas na UDES: no âmbito dos acordos programas de cooperação bilateral e multilateral que a UDES assinou, os alunos poderão receber isenção total das mensalidades durante o período de mobilidade.

• Inscrição em programas universitários de bem-estar

• Inscreva-se nos programas culturais e esportivos da UDES.

• Oferta de cursos de idiomas: os alunos poderão acessar a oferta de cursos de idiomas oferecidos pela UDES, que poderá aplicar custos adicionais que deve ser assumido pelo aluno.

• Política de responsabilidade estudantil da UDES: os alunos poderão acessar a uma apólice de responsabilidade estudantil, que é um seguro contra danos materiais e pessoais a terceiros, que serão cobertos pelo período acadêmico. Esta apólice de responsabilidade estudantil não substitui o seguro médico internacional abrangente necessário para estudantes estrangeiros antes chegada ao país, nem o requisito de afiliação EPS exigido para estudantes colombianos ou com residência permanente no país.

(21/09/2022) « Voltar