A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) torna público o edital de seleção de docentes da UFRN para a realização de mobilidade internacional por meio do Programa Escala, da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), rede que mantém ligação com mais de 30 instituições na América Latina.
Na edição voltada para professores, os principais objetivos são contribuir para o fortalecimento da capacidade docente, científica e tecnológica das universidades da Associação, auxiliar no processo de consolidação de massas críticas de pesquisadores em áreas estratégicas de interesse regional e promover a cooperação interinstitucional entre as universidades associadas à AUGM.
O programa tem como público-alvo os docentes servidores ativos da UFRN, que deverão realizar, durante a mobilidade, atividades voltadas para os campos de ensino, pesquisa e extensão. A participação de servidores aposentados ou afastados por qualquer motivo é totalmente vetada.
A mobilidade acontecerá no semestre 2026.1. A UFRN ofertará 3 vagas, uma para cada universidade disponível: Universidad Nacional del Litoral (UNL) e Universidad Nacional de La Plata (UNLP), ambas na Argentina, e outra para a Universidad de la República (UDELAR), no Uruguai. Cada docente deverá se candidatar para apenas uma universidade. A escolha deve estar explicitamente indicada no Formulário de Apresentação de Proposta de Mobilidade.
Os participantes deverão buscar as demais informações sobre bolsas e auxílios para hospedagem e alimentação, durante o período de mobilidade, nas Fichas Informativas da respectiva instituição de interesse.
O financiamento da mobilidade será realizado da seguinte forma: a UFRN, enquanto universidade de origem, concederá auxílio financeiro aos professores selecionados, a fim de contribuir com as despesas relativas a passagens aéreas e seguro-viagem até a universidade de destino. O valor de cada auxílio está disponível em um quadro localizado na página 3 do Edital. O valor será pago pela Secretaria de Relações Internacionais na forma de auxílio ao pesquisador, não se configurando como compra direta de passagens aéreas.
Para se candidatar, o interessado deverá se inscrever via SIPAC, no período de 30 de setembro a 24 de outubro de 2025. Mais informações, como o detalhamento das vagas, documentos exigidos na inscrição e critérios de classificação, podem ser encontradas no edital disponível no fim da matéria.